. . .

18 de ago. de 2014

Projeto sobre Abelhas Meliponíneas inicia na RPPN Buraco das Araras

No dia 12 de Agosto, recebemos a visita do meliponicultor João Marcelo Kassar, de Campo Grande, que veio ao passeio a fim de iniciar o projeto sobre as Abelhas Meliponíneas ou abelhas sem ferrão.

O que muita gente não sabe é que as abelhas com ferrão são somente as europeias e as africanas, sendo as abelhas nativas do Brasil, sem ferrão. Elas são conhecidas como meliponíneos, pois seu ferrão é atrofiado e elas não costumam usá-lo para se defender, ou seja, são incapazes de ferroar.

Para marcar o início do projeto, João Marcelo ministrou uma palestra sobre as abelhas: sua origem, sua importância para o meio ambiente e quais os produtos podemos conseguir delas.

Palestra de introdução do projeto


A crescente preocupação com as abelhas no mundo começou a ocorrer uma vez que os pesquisadores notaram que as populações começaram a diminuir. Sendo elas responsáveis também da polinização e, consequentemente, da produção de alimentos no mundo; seu desaparecimento nos afeta diretamente.

Caixinha para abelhas meliponineas

Agora temos algumas caixinhas para abelhas meliponineas em nosso passeio e algumas iscas para enxames nas proximidades da reserva. Só temos que esperar até que algumas delas se estabeleçam e tragam seus exames para cá.

Nós estamos fazendo nossa parte e o que está ao nosso alcance para ajudar a salvar e preservar as abelhas, faça você a sua também!

0 comentários: