. . .

25 de ago de 2014

Ave da Semana: Pica-pau-de-topete-vermelho

Aqui na RPPN Buraco das Araras Ecoturismo, é possível encontrar diversas aves além das Araras Vermelhas, tais como os pica-paus. Temos registro de diferentes pica-paus que ocorrem dentro da área de nossa reserva e um deles, é o pica-pau-de-topete-vermelho.

Pica-pau-de-topete-vermelho na RPPN Buraco das Araras Ecoturismo

Os pica-paus-de-topete-vermelho são conhecidos também como pica-paus-de-garganta-preta. Medem cerca de 33 a 38cm, pesando em torno de 250gr. Possuem a cabeça e o topete vermelhos, na base do bico uma mancha branca e nódoa alvinegra subauricular. A fêmea possui o alto e a parte de trás da cabeça pretos e uma faixa larga e branca entre os olhos e o bico. Tanto no macho quanto na fêmea, é possível visualizar uma faixa em forma de "V" nas costas; tendo também a garganta, pescoço anterior e peito completamente negros.


Vivem em pares, podendo até formar bandos de 05 indivíduos, arrancando as cascas de grandes árvores mortas em busca de larvas e insetos para se alimentar. Também é comum encontrarmos esse pica-pau alimentando-se de frutos. Habitam bordas de matas (caatinga, mata de palmeiras, matas de araucárias, cerrado, entre outros), mas também podem ocorrer em áreas urbanas. Fazem seus ninhos em ocos de palmeiras ou árvores mortas e a cada postura, colocam cerca de 2 a 3 ovos, brancos e brilhantes.


Fonte: Pica-pau-de-topete-vermelho WikiAves

Postar um comentário