. . .

28 de ago. de 2014

Curiosidades sobre o Buraco das Araras: Jacaré do papo amarelo

A maioria das pessoas que visitam a RPPN Buraco das Araras vem com o intuito de contemplar a segunda maior dolina do mundo e as Araras Vermelhas que se destacam dentre as outras aves que habitam dentro da área da reserva. Mas o que muita gente não sabe, é que além de aves, temos também outros animais que habitam a reserva, e alguns estão em locais, um tanto, inusitados.

É o caso do casal de jacarés do papo amarelo que habitam o interior da dolina. Muitos visitantes são contemplados por essa surpresa a mais em seu passeio.

Jacaré no interior da dolina

Acredita-se que o casal caiu dentro da dolina há mais de 25 anos, sobrevivendo a queda e se adaptando a vida no interior da formação. Os jacarés do papo amarelo alimentam-se de peixes, aves e mamíferos; vivem em áreas de brejos, mangues e lagoas; podendo chegar até 2,5m de comprimento.

Casal de jacarés acasalando no lago da dolina

Nós da RPPN Buraco das Araras sabemos que há um casal de jacarés dentro da dolina porque eles se reproduzem de tempos em tempos. Chegam a colocar cerca de 25 ovos e fazem seus ninhos próximos da água. Depois da postura, a fêmea fica agressiva e não sai de perto do ninho.

No entanto, não existe uma população grande de jacarés no interior da dolina, sempre temos a quantidade quase que constante de 02 indivíduos adultos, porque como lá embaixo existe competição por alimento e por espaço, os jacarés adultos acabam se alimentando dos próprios filhotes para sobreviverem...!


Venham conferir essa espécie e outras que habitam nossa reserva!

Com informações: Equipe Buraco das Araras

0 comentários: