. . .

21 de jul. de 2010

Ave da Semana

Gavião Pernilongo

Foto: Bergson Romero Sampaio

Nome Popular: Gavião Pernilongo

Nome Científico: Geranospiza caerulescens ( Vieillot, 1817)

Nome Inglês: Crane Hawk

Ordem: Falconiforme

Família: Accipitridae

Descrição: Mede entre 43 a 53 cm de comprimento e envergadura entre 76 a 111 cm, pesa em media 320g. Suas "pernas" os tarsos são longos e avermelhados, as quais possuem uma adaptação especial, além de dobrarem para trás, como as outras aves, podem dobrar para frente. Além disso a cabeça e o bico são relativamente pequena e esguios, em comparação com o longo corpo e calda. Possui uma plumagem cinza clara em todo corpo, já suas asas e cauda, com os calções e baixo ventre mais claro.

Habitat: Pode ocorrer em qualquer tipo de habitat, desde florestas e mangues, a buritizais, caatinga e cerrados.

Alimentação: Captura morcegos em seus dormitórios diurnos, além de lagartos, lagartixas, calangos, iguanas, cobras, sapos, pererecas, cuícas entre outros mamíferos que ficam em ocos e ninhos de pássaros. Também se alimenta de cigarras, besouros, anfíbios e répteis entre bromélias. Segue os incêndios, solitário ou aos pares, capturando presas assustadas no solo.

Observação e Comportamento da ave na RPPN Buraco das ArarasÉ visto sempre solitário, capturando insetos nas fendas das paredes da formação ou descansando nas copas das árvores, tendo mais facilidade de ser visto no periodo do verão.
Foto: Bergson Romero Sampaio


Referências: 
Sigrist, Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis-Avifauna Brasileira: Descrição das espécies. Traduzido por Maria Teresa Quirino; ilustrado por Tomas Sigrits- São Paulo: AvisBrasilis, 2009.

Aves de Rapina do Brasil.< www.avesderapinabrasil.com
> Acessado em 21/07/2010.
Antas, P.T.Z. Aves do Pantanal. RPPN: SESC. 2005.


0 comentários: