. . .

10 de set. de 2010

Ave da Semana

João Bobo


Foto: Bergson Romero Sampaio

Nome Popular: João Bobo

Nome Científico: Nystalus striatipectus (Sclater, 1854)

Nome Inglês: Tchaco Puffbird

Ordem: Galbuliformes

Família: Bucconidae

Descrição: Mede cerca de 23 cm, possui a cabeça marrom barrada de branco, o contorno dos olhos e a garganta também são brancos, já o peito superior destem-se da cor parda amarelada e o peito inferior e abdomem brancos estriados de preto e o bico possui um tom alaranjado. Caracterizado também por ter um hábito de ficar imóvel em meio a presença do inimigo, agindo assim em forma de defesa.

Habitat: Esta espécie é encontrada no Paraguai, Argentina, Bolívia, uma pequena faixa do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Encontrados em formações arbóreas do chaco ( Paraguai) e matas secas.

Alimentação: Alimenta-se de pequenos vertebrados e invertebrados como insetos e artropódes.

Observação e Comportamento da ave na RPPN Buraco das Araras: Ave encontrada em toda reserva, muito timida dificil de ser observada, fica muito tempo parado e não tem uma cor muito vibrante , uma forma de conseguir ser observado é conhecer o seu canto que o denuncia. Após avistado é muito fácil ser fotografado devido sua tática de defesa de ficar imóvel proporcionando ao fotógrafo e ao observador lindas imagens.



Foto: Bergson Romero Sampaio

Referências:
Sigrist, Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis-Avifauna Brasileira: Descrição das espécies- Traduzido por Maria Teresa Quirino, ilustrado por Tomas Sigrist. São Paulo- Ed: Avisbrasilis, 2009.

Wiki Aves. <www.wikiaves.com.br/rapazinho-do-chaco> Acessado em 10/09/2010.

Bonito Birdwatching. Onde encontrá-las: observando o ambiente.<http://www.bonitobirdwatching.blogspot.com/> Acessado em: 10/09/2010.

0 comentários: