. . .

19 de ago. de 2014

As diferentes Araras vermelhas do Brasil

No Brasil, a diversidade de animais é muito grande, devido ao seu vasto território e também aos diferentes biomas presentes no país. Por isso, temos variadas espécies de aves, entre elas as Araras.

As araras são da família dos Psitacídeos, que se espalham ao longo do mundo pela faixa tropical do globo. As araras brasileiras são do gênero Ara, e possuem quatro representantes: duas espécies de araras vermelhas, a arara-canindé, e maracanã-guaçu. A arara azul, é do gênero Anodorhynchus.

Mas hoje o nosso foco está em apresentar as diferenças entre a Arara Vermelha grande (Ara chloropterus) e a Araracanga (Ara macao), as duas espécies de araras vermelhas do Brasil.

Arara Araracanga (Sinp-MT)

A Araracanga tem cerca de 89cm de comprimento; tem a coloração vermelha mais escarlate (chamativa); asas tricolores (amarela, azul e vermelha); com a face limpa, sem penas. Alimentam-se de frutos grandes e vivem em florestas úmidas e vivem em grupos.

Se reproduz entre os meses de Dezembro e Março, geralmente em ocos de árvores entre 10 a 25 metros de altura com madeira relativamente macia. Não ocorrem na região do Mato Grosso do Sul, mas tem ocorrências no norte do Pantanal mato-grossense.

Arara vermelha grande (RPPN Buraco das Araras)

Essa é a Arara Vermelha grande ou simplesmente arara vermelha. Ela ocorre na área em várias regiões do país, costumam ficar aos pares, vivendo em copas de árvores ou campos com árvores isoladas e buritizais (coqueirais).  Fazem seus ninhos em grutas, penhascos e ocos de árvores; alimentam-se basicamente de frutos. Medem cerca de 90cm de comprimento, chegando a pesar 1,5kg; parece bastante com a outra Arara vermelha do Brasil, diferenciado pelo tom vermelho mais escuro, com a face decorada por linhas delgadas de penas vermelhas, e, especialmente, pelo verde na parte média das asas, que continua até a parte de trás, asas com extremos azuis, rabadilha e ponta do rabo azuis.




A Arara Vermelha grande foi escolhida como a Ave Símbolo do município de Jardim, pela sua importância cultural e também por ser a Arara predominante na região. É comum avistarem casais de Araras na área urbana, por ser muito arborizada com árvores frutíferas e também castanheiras que fazem parte do cardápio das araras.

Aqui na RPPN Buraco das Araras Ecoturismo, a Arara Vermelha grande aparece para abrilhantar ainda mais o passeio dos visitantes que vem contemplar nossa dolina e nossa reserva.

Fonte: Arara Vermelha grande WikiAves e Araracanga WikiAves

0 comentários: