. . .

2 de set. de 2010

Ave da Semana

Pica-pau-de-banda-branca



Foto: Bergson Romero Sampaio

Nome Popular: Pica-pau-de-banda-branca

Nome Científico: Dryocupus lineatus (Linnaeus, 1766)

Nome Inglês: Lineated Woodpecker

Descrição: Mede cerca de 33 cm de comprimento, possui o topete e a região anterior da cabeça próximo ao bico (parecido com um bigode) vermelho (uma característica específica do macho), uma faixa branca que se estende da região do bico ás laterais do peito e também apresentam a barriga barrada de preto. Já as fêmeas não possui a região anterior a cabeça próxima ao bico vermelho, e destaca-se com um faixa preta na região anterior da cabeça. Uma das caracteristicas marcantes desta ave é o seu canto semelhante a uma risada, emitido por ambos os sexos para marcarem seu território.

Habitat: Habita no interior e ao redor de florestas altas, capoeiras, cerrados, campos, plantações, eucalipitais, matas de araucária, matas secas, matas de galeria, matas de terra firme e de várzea, cidades e zonas rurais.

Alimentação: Alimenta-se de frutos como abacate, insetos, larvas e sementes. Sua alimentação é principalmente de insetos, onde os procuram com o bico dando fortes pancadas nos troncos.

Obsevação e comportamento da ave na RPPN Buraco das Araras: Um dos pica-paus que se vê com mais facilidade na reserva, solitário ,aos casais e as vezes em grupos familiares, sempre no tronco das arvores perfurando suas cascas, em busca de insetos e larvas. É uma ave que impressiona muito os visitantes pelo seu topete vermelho principalmente crianças que o associam ao pica-pau do desenho animado.



Foto: Bergson Romero Sampaio

Referências:
Antas, Paulo de Tarso. Pantanal-Guia de Aves. Fotos: Haroldo Palo Jr - Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2004.

Sigrist, Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis-Avifauna Brasileira: Descrição das espécies- Traduzido por Maria Teresa Quirino, ilustrado por Tomas Sigrist. São Paulo-Ed: Avisbrasilis, 2009.

Wiki Aves.<http://www.wikiaves.com.br/pica-pau-de-banda-branca>. Acessado em: 02/09/2010.

1 comentários:

Tietta Pivatto disse...

Muito legal essas informações sobre as aves do Buraco!

Estamos aguardando a lista das aves que vocês não tem fotos aí...

Abraços,

Tietta Pivatto
Bonito - MS