. . .

7 de ago. de 2010

Ave da Semana

Inhambú-chororó


Foto: Bergson Romero Sampaio

Nome Popular: Inhambu-chororó

Nome Científico: Crypturellus parvirostrís ( Wagler, 1827)

Nome Inglês: Small-bílled Tinamou

Ordem: Tinamiformes

Família: Tinamidae

Descrição: O nome comum Inhambú vem do tupi que significa: " o que levanta voo rumorejado", também pode ser conhecido em outros localidades como Iambú, inhambú-mirim, espanta-boiada, bico-de-lacre e inhambuzinho. Este passáro possui o corpo marrom avermelhado (um tom de vermelho pálido), com dorso, ventre barriga acinzentado, os pés e o bico também são avermelhados, sendo que o bico da fêmea é totalmente vermelho, caracterizando-se também por serem maiores que os machos, onde o bico possui a ponta enegrecida, mede por volta de 19 cm, sendo a menor do genero. O Inhambú-chororó, possui uma capacidade limitada de voar, devido a pequena envergadura das asas, voando somente em ultimo caso. Uma ave muito arisca, podendo ser mais ouvida do que observada.

Habitat: Habita áreas semi abertas, capoeiras, beiras de matas mesófilas, matas secas, matas de galerias, caatinga, cerrados, plantações tais como milho, sorgo, algodão e café, campos e pastos sujos.

Alimentação: Alimenta-se de sementes ( nativas ou de cultivo), insetos, vermes, pequenos artrópodes e molusculos que se escondem em folhagens apodrecidas, além de comerem grãos de areia. Procura sempre o alimento com o bico e nunca ciscando como fazem os galináceos.

Observação e comportamento da ave na RPPN Buraco das Araras: É observada durante o ano todo, comunmente ouvindo seu canto durante as primeiras horas da manhã e ao entardecer, é vista com frequência pelos visitantes que passeiam pela reserva, na margem da trilha procurando por alimento, sempre que notada se esconde rapidamente nos arbustos, sendo difícil fotografa-la.


Foto: Bergson Romero Sampaio

Referências:
Sigrist, Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis- Avifauna Brasileira: Descrição das espécies- Traduzido por Maria Teresa Quirino, ilustrado por Tomas Sigrist- São Paulo- Avis Brasilis, 2009.

Wiki Aves. <http://www.wikiaves.com.br/inhambu-chororo> Acessado em 07/08/2010.

1 comentários:

MEGGASABER BLOG disse...

inhambus são raros ver hoje em dia