. . .

6 de set. de 2018

Curiosidades da RPPN: Cateto



Há algumas semanas, uma fêmea de Cateto (Tayassu tajacu) vem sendo avistada na área da RPPN Buraco das Araras. 
O porco do mato cateto, ou simplesmente cateto, é chamado de porco do mato brasileiro, no entanto, ele é um animal que não pertence a família dos porcos tradicionais, devido esse animal apresentar somente 03 (três) dedos nas patas traseiras.

O cateto é um animal encontrado por todo o Brasil, e em toda a América Latina. Porém, ele é um animal que é encontrado com maior facilidade em florestas e locais de vegetação cerrada. Ele é uma animal que chega a viver em média 25 (vinte e cinco) anos, e chega a pesar 30 (trinta) quilos. O cateto é um animal que se alimenta de folhas, raízes e milho. E a sua gestação dura uma media de 150 dias e gera de 01 (um) a 04 (quatro) filhotes.

Geralmente avistado em bandos, a fêmea de cateto tem sido avistada sozinha na área da Fazenda Alegria, atraída por uma grande quantia de árvores que lhe servem de alimento. Porém, recentemente, o colaborador João Carlos avistou outro cateto passeando juntamente a ela pela área de visitação do atrativo. Será que em breve teremos novos moradores por aqui? Vamos aguardar!

0 comentários: