. . .

17 de jan. de 2014

AVE DA SEMANA - Tucanuçu ( Ramphastos toco)

Olá caro leitor!

Esta semana vamos apresentar algumas informações do tucanuçu, especie de ave que juntamente com as araras fascina e encanta visitantes aqui na RPPN Buraco das Araras. Seu colorido atrai olhares. Torna-se bastante comum sua visualização durante o período reprodutivo das Araras Vermelhas, pois se alimentam de ovos e filhotes, surrupiando o ninho das araras. Vale lembrar que apesar de ser uma ave que "aterroriza" outras especies, predando ninhos, ele também é um grande dispersor de sementes. 


Nome popular: Tucanuçu, tucano-toco e na região de Goiás recebe o nome de tucano-boi. 

Nome Científico: Ramphastos toco (Statius Muller, 1776)

Nome em Inglês: Toco Toucan

Ordem: Piciformes

Família: Ramphastidae (Vigors, 1825).



Descrição: popularmente conhecido como tucanuçu, ou tucano-toco é a maior espécie representante da família Ramphastidae. Seu colorido, formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis. Possui uma plumagem branca no pescoço e preta no restante do corpo, com uma pele nua amarela ao redor do olho, pálpebras azuladas e crisso manchado de vermelho. Não apresentam dimorfismo sexual, ou seja, não há diferenças externas entre machos e fêmeas. Filhotes apresentam bico curto e amarelo, sem a mancha negra. A pele ao redor dos olhos é esbranquiçada e a garganta é amarela.
O bico enorme alcança até 22 cm, constituído de um tecido ósseo esponjoso sendo duro e cortante, usado como uma pinça para capturar alimento. Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores. Suas bordas são serrilhadas e a força do tucano corresponde a seu tamanho. Para ingerir o alimento, lança-o para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto. 
Seu comprimento pode alcançar 56 cm pesando em média 540 gramas. Sua expectativa de vida pode alcançar 20 anos. 



Hábitos: Vivem aos pares ou em bandos. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado. Ao dormir em ocos ou ao meio das folhas da parte superior da copa das árvores, dobra-se de tal forma que diminui o seu tamanho em dois terços, vira a cabeça e descansa com o bico nas costas, cobrindo-se com a cauda. Comunicam-se com chamados graves, parecendo um pouco o mugido do gado (origem do nome goiano de tucano-boi). 
Habitam as matas de galeria, cerrado, capões. É o único tucano que pode ser encontrado em campos abertos, ao contrário dos outros exemplares que vivem em mata fechada. No Brasil, ele é encontrado no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia. 


Alimentação: Com hábitos alimentares diurnos, é um animal onívoro, alimentam-se de frutos, insetos, lagartos, ovos e filhotes de outras espécies de aves, por este motivo, torna-se comum vê-los sendo perseguidos por outras aves em período reprodutivo.


Reprodução: Faz seu ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros. Costuma botar de dois a quatro ovos, o casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. O macho costuma alimentar a fêmea na época da reprodução. Seus predadores são: os macacos que saqueiam o ninho e os gaviões. Vivem em casais no período reprodutivo, formando bandos após a saída dos filhotes dos ninhos.
O tucanuçu ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem, como consequência, a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.


Para mais informações acessem:

Wikiaves. Tucano-toco ou Tucanuçu. Disponível em < http://www.wikiaves.com.br/tucanucu>. Acesso em 15 d jan. de 2014. 

Ambiente Brasil. Fauna - Aves. Tucano-toco (Ramphastos toco). Disponivel em . Acesso em 15 de jan. de 2014. 

0 comentários: