. . .

13 de set de 2013

Ave da Semana - Araçari castanho

Boa tarde caro leitor!

Hoje iremos contar um pouquinho sobre o Araçari castanho (Pteroglossus castanotis), ave comum no cerrado brasileiro, e sempre está presente nos arredores da RPPN Buraco das Araras.


Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis)
Foto: Bergson Romero Sampaio

Nome popular: Araçari castanho

Nome científico: Pteroglossus castanotis

Nome em inglês: Chestnut-eared Araçari

Ordem: Piciformes

Família: Ramphastidae

Descrição: espécie de vasta distribuição no Brasil ocidental. Abundante no Pantanal do Mato Grosso e ao de rios margeados de mata ciliar e em matas de terra firme na Amazônia, buritizais, cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras e plantações. Mede de 43 a 47 cm, possui o peito amarelo, recortado por uma faixa horizontal e contrastante, vermelha.

Hábitos: Vaga em grandes bandos atacando colônias de japins (Cacicus cela), investigando ocos e cavidades à procura de ninhegos de outras aves. Come frutos. Executam gritarias coletivas como outros araçaris.

Tem o hábito de tomar e beber nas bromélias localizadas no alto das árvores, que ficam cheias durante as chuvas. Habita a mata alta, sobretudo nas copas, como a maioria de seus congêneres (Pteroglossus) e tucanos.

Alimentação e reprodução: Alimentam-se principalmente de frutos, o que os coloca como grandes dispersores de semente, e algumas vezes, de flores e também de insetos e filhotes de outras aves, além de ovos.

Nidifica em ocos nas árvores ou em cupinzeiros terrestres aos pares ou formando grupos sociais. Em geral choca 02 ovos brancos.

Na RPPN Buraco das Araras o araçari castanho é avistado com frequências pelos guias, monitores e visitantes, é uma ave comum em áreas de preservação.


Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis)
Foto: Bergson Romero Sampaio

Mais informações podem ser encontradas no site WikiAves (http://wikiaves.com.br/aracari-castanho) e também no livro "Iconografia das Aves do Brasil: Volume 01 - Bioma Cerrado" de Tomas Sigrist






Postar um comentário