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4 de set de 2012

Projetos Sociais que visitaram a RPPN Buraco das Araras no 1º Semestre

Durante o 1º semestre tivemos a visita de algumas escolas e entidades sociais que desenvolvem projetos abordando práticas educativas com o público infanto-juvenil de nossa região.

Foto: Fundação Neotrópica 

Os projetos que estabeleceram uma parceria conosco e já nos visitaram foram:
  • Projeto Florestinha (Município de Jardim e Guia Lopes da Laguna - MS):
Mantido pelas Prefeituras dos municípios de Jardim e Guia Lopes MS, através da Gerência de Assistência Social e vinculado com a Policia Militar Ambiental, o projeto beneficia em media 50 crianças, tendo como intuito a conscientização e os ensinamentos básicos referentes a cidadania e meio ambiente.Desde a criação do projeto (10 de Março de 2005) mantem uma parceria com a nossa RPPN.

Foto: Rodrigo Rojas 
  • Fundação Neotrópica do Brasil - Projeto Inclusão Verde ( Município Bonito - MS) :
O projeto Inclusão Verde realizado pelo Instituto Família Legal, em parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil e com o apoio financeiro do Instituto Oi Futuro. O Projeto beneficia cerca de 70 alunos, de 6 a 14 anos, que são atendidas pelo Instituto Família Legal. Estas crianças e adolescentes tiveram aulas semanais de educação ambiental, entre os meses de outubro de 2011 a julho de 2012, nas quais a ferramenta principal de sensibilização foi a observação de aves.

Foto: Fundação Neotrópica
  • PETI - Ernestina Grubert ( Município de Jardim - MS)
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) tem como objetivo realizar a retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil.O Peti - Ernestina Grubert trabalha com 180 crianças do município de Jardim, o programa reconhece a criança e o adolescente como sujeito de direito, protege-as contras as formas de exploração do trabalho e contribui para o desenvolvimento integral. Com isso, o Peti oportuniza o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária.

Foto: Bergson Romero Sampaio

Gostaríamos de agradecer a todos os coordenadores e parceiros destes projetos, e dizer que estamos sempre a disposição para estas práticas sociais, pois elas possibilitam desenvolver um trabalho de Educação Ambiental integrado e coerente, solidamente articulado com a proposta de um trabalho de formação continuada dos educadores, mostrando a importância do meio ambiente como um todo.Desta forma, acreditamos na possibilidade do desenvolvimento destas iniciativas sejam elas no âmbito escolar, em cursos, projetos, enfim,  tudo que estabeleça um meio de educação e conscientização destas crianças, pois quem sabe crescendo consciente eles possam inovar e dar continuidade aos princípios de consciência ambiental que foram ministrados durante a infância. 

Referências 

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