. . .

2 de ago. de 2018

Temporada de reprodução das Araras-vermelhas!



Dos visitantes que conhecem o Buraco das Araras, grande parte deles procuram visualizar e fazer um lindo registro das araras-vermelhas; e o mês de Julho está sendo excelente para isso!

Tudo se deve ao fato de que as araras estão no início do período reprodutivo, então, estão sempre voando, agitadas e sendo carinhosas umas com as outras. O comportamento no período reprodutivo é sempre muito singular, podendo ser notado através das seguintes atitudes:

Disputa dos ninhos e cavidades

Aos gritos e com muita "asada" e bicadas, as araras disputam as melhores fendas para fazerem seus ninhos.

Disputa entre araras

Cortejo das araras

Cortejo das araras
O macho encontra uma forma de cortejar sua fêmea, e é através da alimentação que ele o faz. Uma arara regurgita alimento no bico da outra, com isso, o macho demonstra para a fêmea sua capacidade reprodutiva, não somente para alimentá-la como também para alimentar os filhotes.

Araras em cópula

Depois da cópula, ocorre a postura dos ovos e, durante o período de incubação, a fêmea irá permanecer no ninho para chocar os ovos e, posteriormente, cuidar dos filhotes que nascerem. Por isso, o macho será o responsável por alimentar a fêmea e também os filhotes na fase inicial.

Ninho no "olho do leão"


Cuidado parental

As araras fêmeas é que tem o maior cuidado parental na relação. Elas são responsáveis não somente pela postura dos ovos, elas também chocam os mesmos e, quando os filhotes nascem, são elas que cuidam por mais tempo dentro e fora do ninho.

Casal de araras em cuidado parental com filhotes

E você? O que está esperando?
Agende sua passarinhada no Buraco das Araras e não perca essas e outras belezas que podem ser encontradas aqui!


0 comentários: