. . .

5 de mar. de 2018

RPPN Buraco das Araras acrescenta mais uma espécie de aves a sua lista!



O Gavião-tesoura (Elanoides forficatus) é a 156º espécie de ave a entrar para nossa lista de aves!

Na verdade, o gavião-tesoura já foi avistado na área da RPPN Buraco das Araras anteriormente, no entanto, por um lapso, não foi incluída na mesma. Todavia, hoje (05/03/2018), ao avistar um grupo dessa espécie que sobrevoava a dolina, o monitor ambiental Moroni, questionou a presença ou não do mesmo na lista. E não é que ele havia sido deixado de lado?

Um dos primeiros registros que temos dele é do ano de 2013, quando o ex-colaborador do Buraco das Araras, o monitor ambiental Oleandro de Vargas Costa fotografou o Gavião-tesoura sob o céu azul da dolina (imagem do início da postagem)!

corpo é delgado, com pés e pernas muito pequenos. As fêmeas são maiores que os machos. Atinge de comprimento 52 a 66 centímetros. As asas têm uma envergadura de 120 a 135 centímetros. O peso máximo nos machos é de 407 gramas e nas fêmeas de 435 gramas. Sua cauda típica com as retrizes externas mais compridas que as demais e quando aberta apresenta a forma de uma tesoura é a característica que da o nome comum a esta ave.

Fonte: Gavião-tesoura WikiAves

0 comentários: