. . .

25 de abr. de 2015

Ave da semana: Bem-te-vi

Uma ave de porte médio, chegando a medir 20 a 25cm de comprimento e 60gr. Tem o dorso pardo e a barriga amarelo vivo; uma listra branca (como se fosse uma sobrancelha) acima dos olhos e cauda preta. O seu canto trissilábico característico lembra as sílabas bem-te-vi, que dão o nome à espécie.


Possui uma variada alimentação. É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas (como bananas, mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), ovos de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade e até mesmo pequenos roedores. Costuma comer parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos. Apesar de ser mais comum vê-lo capturar insetos pousados em ramos, também é comum atacá-los durante o voo.é uma ave que está sempre descobrindo novas formas de alimento. Devido ao seu regime alimentar generalista, por vezes contribui para o controle de pragas de insetos, inclusive cupins urbanos.

Disponível em: Fauna do Velho Chico (facebook)

Faz ninho grande e esférico, com capim e pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas, com entrada lateral; porém, já foram encontrados ninhos em formato de xícara aberta. Pode utilizar para construir o seu ninho, sobretudo em zonas urbanas, material de origem humana, como papel, plástico e fios. Põe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas marrom-avermelhadas. Existem muitos registros de nidificação em cavidades em árvores, rochas e estruturas artificiais, em vários países; é, portanto, ave cavinidícola (que nidifica em cavidades).

Fonte: Bem-te-vi WikiAves

1 comentários:

Unknown disse...

passaro muito bonito