. . .

25 de set. de 2014

Ave da Semana: Acauã


Esse falcão-florestal é o Acauã, ele vive em florestas e vegetações abertas, e também é conhecido como Macauá e Acanã. Podemos vê-lo pelas árvores que cercam a dolina da RPPN Buraco das Araras, sempre a espreita de pequenos lagartos e cobras, para se alimentar.

Usa cavidades de árvores e buracos para nidificar, podendo aproveitar ninhos abandonados de outros gaviões. Geralmente coloca dois ovos com um periodo de incubação que vai de 45 a 50 dias, os filhotes se emplumam em aproximadamente 57 dias. 



Sua plumagem é inconfundível, apresenta coloração branco-creme predominante, com dorso marrom e uma máscara negra estendendo-se dos olhos até a nuca. A cauda, longa e negra, possui 5 listras brancas estreitas. O olho é negro, com a pele em volta das narinas e os pés amarelados. Bico negro. As penas do alto da cabeça tanto podem estar abaixadas, formando uma silhueta arredondada, como eriçadas, aumentando o tamanho da cabeça, dando a impressão de ser "cabeçudo". Em vôo, as asas parecem curtas e arredondadas, pequenas em proporção à cabeça e cauda.

0 comentários: