. . .

31 de dez. de 2013

AVE DA SEMANA: Arara Vermelha Grande



Com suas cores irradiantes e deslumbrantes a Arara Vermelha, também conhecida como Arara Vermelha Grande encanta e fascina os diversos visitantes e observadores de aves que vem conhecer a RPPN Buraco das Araras. Conheça um pouco mais dessa ave pertencente à família dos psitacídeos.  




Descrição: Com suas cores exuberantes, gritos estridentes as Araras Vermelhas encantam os visitantes com suas acrobacias e revoadas.  Na sua plumagem predomina a cor vermelha, com azul na ponta das asas seguida de uma faixa verde, muitas pessoas a confundem com a Araracanga (Ara macao), a diferença esta nas penas que em vez da faixa verde, a Araracanga possui uma faixa amarela e um vermelho menos intenso, sem plumagem facial. As Araras Vermelhas medem cerca 73 a 95 cm de comprimento, pesando até 1,5kg




Hábitos:Vivem aos pares ou em grupos, é uma espécie monogâmica, os casais que se formam permanecem juntos por toda a vida. Sua expectativa de vida é longa chegando a viver até 60 anos.  Habitam formações rochosas, copa de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e coqueirais, até 1400 m.



Alimentação e reprodução: Alimenta-se de frutas, sementes em geral, partes tenras de caule e raízes e pequenas larvas.
A nidificação é realizada em cavidades de troncos de árvores ou em penhasco rochosos, a fêmea põe de 2 a 3 ovos que são incubados por aproximadamente um mês. Infelizmente não são todos os filhotes que sobrevivem, devido ao abandono dos pais aos ninhos, má alimentação ou até mesmo mortos por predadores naturais. Os filhotes abandonam os pais com dois anos para formar novos casais. Apesar de serem vitimas de tráfico e comercialização ilegal, a Arara-vermelha não está em risco de extinção. 



Distribuição Geográfica:  Sua ocorrência se estende desde a America Central (Panamá) até a América do Sul (Paraguai, Argentina, Bolívia e Colômbia). No Brasil ocorre desde a Amazônia até oeste do Piaui, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Para mais informações acessem:

Arara-vermelha-grande. Disponível emhttp://www.wikiaves.com.br/arara-vermelha-grande>. Acesso em 30 de dez 2013. 

A exuberante arara-vermelha. Disponível em <http://www.animaisemdestaque.com/a-exuberante-arara-vermelha/Acesso em 30 de dez 2013. 


0 comentários: