Nome Popular: Saí-andorinha
Nome científico: Tersina veridis
Nome em inglês: Swallow tanager
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae
Saí-andorinha macho
Foto: Oleandro de Vargas Costa
Descrição: Conhecido também como sairão, sanhaçu do barranco e azulão, é um dos mais belos pássaros de nosso país. O saí-andorinha tem bicos curtos, terminando em uma ponta pequena, com uma boca grande e larga.
O macho desta espécie é azul-brilhante com a face e a garganta negra. A fêmea e o macho juvenil são esverdeados, em tom brilhante nas costas e amarelado nas partes inferiores. Nos dois sexos, há uma sperie de riscas escuras na plumagem ventral, branca no centro da barriga do macho e amarelada na fêmea. Possui um forte chamado metálico de contato, sendo muitas vezes escutada antes da primeira visualização.
Hábitos: Tem como hábito característico o gregarismo (se agrupam em sociedade mais ou menos estruturadas, permanentes ou temporárias, visando a proteção dos indivíduos que a compõem).
No meio do bando é possível observar outras espécies de saís, como o saí-azul (Dacnis cayana).
De ocorrência ampla, mas nômade, em áreas abertas com árvores e em borda de mata e cerradão. Em voo, lembra uma andorinha.
Alimentação e reprodução: Sua alimentação é regada de frutos e insetos, os quais apanham em voos a partir de galhos expostos. Somente aproxima-se do chão para alimentar-se de frutos maduros caídos, apanhar insetos em voo ou para nidificar. É um excelente dispensor de sementes, aprecia muito a frutinha do abacateiro-do-mato (Persea pyrifolia).
No momento da reprodução, escava barrancos e faz o ninho no final do túnel. As fêmeas fazem o ninho, chocam e cuidam dos filhotes praticamente sozinha. Já os machos ficam de sentinela a maior parte do tempo, sem envolver-se muito na criação dos filhotes. Logo após a reprodução, retornam aos bandos, os quais podem chegar a algumas dezenas ao redor de árvores frutificando.
Saí-andorinha macho
Foto: Oleandro de Vargas Costa
Saí-andorinha macho
Foto: Oleandro de Vargas Costa
Na RPPN Buraco das Araras o Saí-andorinha pode ser observado diariamente se alimentando de frutos e fazendo festa nos galhos das árvores próximas ao receptivo.
MAis informações podem ser encontradas no site WikiAves (http://www.wikiaves.com.br/sai-andorinha) e também no Guia de Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado, página 281, da ornitóloga Martha Argel.
1 comentários:
Gostei muito eles fisero ninho num cano no meu muro fique preocupado com filhote não vi eles irem em bora
Postar um comentário