. . .

6 de set. de 2018



Há algumas semanas, uma fêmea de Cateto (Tayassu tajacu) vem sendo avistada na área da RPPN Buraco das Araras. 
O porco do mato cateto, ou simplesmente cateto, é chamado de porco do mato brasileiro, no entanto, ele é um animal que não pertence a família dos porcos tradicionais, devido esse animal apresentar somente 03 (três) dedos nas patas traseiras.

O cateto é um animal encontrado por todo o Brasil, e em toda a América Latina. Porém, ele é um animal que é encontrado com maior facilidade em florestas e locais de vegetação cerrada. Ele é uma animal que chega a viver em média 25 (vinte e cinco) anos, e chega a pesar 30 (trinta) quilos. O cateto é um animal que se alimenta de folhas, raízes e milho. E a sua gestação dura uma media de 150 dias e gera de 01 (um) a 04 (quatro) filhotes.

Geralmente avistado em bandos, a fêmea de cateto tem sido avistada sozinha na área da Fazenda Alegria, atraída por uma grande quantia de árvores que lhe servem de alimento. Porém, recentemente, o colaborador João Carlos avistou outro cateto passeando juntamente a ela pela área de visitação do atrativo. Será que em breve teremos novos moradores por aqui? Vamos aguardar!


Depois de dois anos sem vir ao Brasil, o grupo da ONG norte-americana Phoenix Landing, retornou a RPPN Buraco das Araras! No ultimo dia 06 de setembro, o grupo composto por colaboradores voluntários e diretoria da organização aproveitaram durante um dia todo as belezas da reserva e das araras-vermelhas que aqui habitam.



Todas as vezes que visitam a RPPN Buraco das Araras, o grupo traz presentes para Seu Modesto e também para auxiliar em nossos projetos. Desta vez, foi realizada uma grande doação de cartões postais que estão a venda na loja de souvenirs do atrativo.Toda a renda obtida com a venda dos mesmos, será revertida para ações de preservação e conservação da reserva e das aves.

Uma das diretoras da organização, Ann, ao fim da visita declarou ao Seu Modesto: "Este é o meu lugar favorito no planeta".

A ONG auxilia os psitacídeos que são encontrados nos Estados Unidos, na reabilitação devido a maus tratos e também os coloca para adoção, mas apenas para pessoas previamente selecionadas.





A reserva do Buraco das Araras é um local ideal para observar aves e outros animais, mas o encontro com alguns é sempre muito especial.

Ao longo dos últimos anos, foi possível observar que o projeto de preservação da área está dando muito certo, pois diversas espécies de animais são observadas, principalmente de filhotes! Na última semana, um pequeno filhotinho de cutia foi observado na trilha, fazendo muita bagunça com sua caminhada apressada e buscando alimento em meio as folhas.


Procurando alimento entre as folhas
As cutias são roedores, que enterram seus alimentos, geralmente para comer depois, mas sempre esquecem. Dessa forma, colaboram para o reflorestamento das áreas.


No dia 18 de Agosto de 2018, os sócios-proprietários do atrativo Nascente Azul (Bonito-MS) Carlos e Fabrício, visitaram a RPPN Buraco das Araras, acompanhados de seus amigos e familiares.

A visita foi marcada por muitas lembranças boas do local, uma vez que quase todos já conheciam o local. Durante o passeio, o grupo foi atendido pelo monitor Bergson, que informou a eles todas as boas mudanças e crescimento que o projeto de preservação alcançou ao longo dos anos. E para fechar a visita, participaram de uma gostosa roda de tereré com Seu Modesto e seus causos!