. . .

20 de jul de 2017

Nova espécie de ave é registrada na RPPN Buraco das Araras


A Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN- Buraco das Araras é um refúgio da vida silvestre da região, bem preservada e que a cada dia recebe muitos visitantes que vem em busca do contato com a natureza. Mas não são apenas as pessoas que buscam o contato com a natureza preservada de nossa reserva, muitas espécies animais também são avistadas frequentemente no local.

E novos registros de novas espécies são feitos ao longo dos últimos anos! A nossa mais nova espécie de ave registrada na reserva foi o Gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis), uma ave de difícil visualização no município de Jardim, pois com o registro feito pelo monitor ambiental Bruno Centurión, somam-se apenas três avistamentos da ave.


O Gavião-de-cabeça-cinza mede entre 43 e 54 centímetros de comprimento. O macho pesa entre 415 e 553 gramas e a fêmea entre 416 e 643 gramas. Sua envergadura está entre 90 e 110 centímetros de comprimento.



Possui asas e cauda longas, no adulto, a cabeça cinza destaca-se da barriga e peito brancos, bem como das costas negras. A cauda, negra, possui três largas faixas brancas, sendo a mais interna menor e parcialmente escondida pelas penas do ventre. As asas, por baixo, são negras, com as penas listradas de cinza claro. As pernas são poderosas e cinza-azuladas, mesma cor da pele nua das narinas. O juvenil possui uma plumagem diferente. O alto da cabeça é escuro, com a cabeça, pescoço e barriga brancos. O dorso, embora negro como no adulto, não é uniforme e possui áreas mais claras. A pele nua ao redor das narinas, da cara e as pernas são amarelas. Nos juvenis podem ocorrer a fase escura e a fase clara.
Com esse registro, a lista de aves da RPPN Buraco das Araras atinge a marca de 153 espécies de aves dentro de 29 hectares!!!!
Postar um comentário