. . .

8 de mai de 2017

Martim-pescador-grande: a nova ave da RPPN Buraco das Araras



No dia 05 de Maio, os colaboradores Edson Moroni e Bruno Marin identificaram e registraram a 152ª espécie de ave da RPPN Buraco das Araras: o Martim-pescador-grande., que foi avistado inicialmente próximo ao lago no interior da dolina e depois subiu as margens do segundo mirante para que pudesse ser melhor fotografado.



Mede 42 centímetros e pesa de 305 a 341 gramas. Maior espécie da família no Brasil. Bico grande (8 centímetros), às vezes com matizes encarnadas; partes superiores azuladas; garganta e pescoço brancos. Macho com o peito e o ventre uniformemente ferrugíneos até a região do crisso, que é branco. Coberteiras inferiores das asas brancas.
Fêmea com o peito cinza azulado, uma faixa branca abaixo do peito e o ventre ferrugíneo, incluindo o crisso. A fêmea tem as coberteiras inferiores das asas ferrugíneas.
Macho imaturo semelhante à fêmea, por também apresentar uma faixa branca cortando o peito, mas a diferença é a extensão da área ferrugínea do ventre (até a região do crisso nos machos, até chegar às retrizes nas fêmeas).

Postar um comentário