. . .

13 de nov. de 2016

150ª espécie de ave da RPPN Buraco das Araras é registrada


A RPPN Buraco das Araras se orgulha em anunciar que, depois de 20 anos de projeto de preservação, nossa lista de espécies de aves atingiu 150 espécies registradas.

A nova ave registrada na reserva é o Jaó (Crypturellus undulatus). Com cerca de 31cm de comprimento, o Jaó se desloca pelo chão sem fazer  ruído, apesar de ser relativamente corpulento. Sua plumagem cinza amarronzada do dorso é finamente estriada.


Alimenta-se de pequenos frutos caídos no chão, moluscos e insetos, encontrados sob as folhas da mata. Ao contrário dos galináceos, não usam os pés para remexer as folhas e solo para encontrar suas presas, executando isso exclusivamente com o bico.


Habita a mata de várzea e galeria, capoeira, matas secas e ralas e cerrado.Vivem, também, em campos e florestas de toda a América do Sul. Embora possam voar, não possuem a quilha óssea do osso do peito que possibilita o vôo contínuo. Todos os tinamídeos usam as asas como último recurso de fuga, fazendo um vôo curto, entremeado de planeios nas espécies campestres.

0 comentários: