. . .

4 de jan. de 2015

Curiosidades da RPPN: Os quatis

Durante os passeios dos visitantes na RPPN Buraco das Araras, podemos encontrar os quatis, seja em grupos ou vagando solitários. Os quatis são mamíferos carnívoros, que vivem em grupos e se alimentam de frutos, ovos e pequenos animais.


Possuem o focinho comprido, uma de suas principais características, mas que não é utilizado apenas para cheirar. Com o focinho, o quati fuça tudo e revira as coisas em busca de alimento. São ávidos em escalar as árvores, principalmente quando estão em fuga de algum predador.


De noite os quatis dormem em cima de árvores. Nas horas quentes do dia, cochilam com o nariz escondido na barriga. De manhã e no fim do dia, de cauda em pé, saem para arrumar comida: animais pequenos (aves, ratos, lagartos, insetos, vermes), frutas, sementes e ovos. Os quatis podem chegar a 75 cm de comprimento, mais a cauda. Em fazendas e chácaras, os quatis podem atacar galinheiros e milharais, para se alimentar.



Aqui na RPPN Buraco das Araras, os quatis já foram flagrados em inúmeras situações engraçadas e inusitadas, como esses tomando água no cocho da árvore ou aproveitando para dar uma volta pelos mirantes...!

Fonte: Quatis NinhaBio


0 comentários: