. . .

3 de set. de 2014

Ave da Semana: Surucuá-de-barriga-vermelha

O surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui) é a ave da semana! E uma ave que chega a medir 25cm de comprimento, que se alimenta de lagartas, cigarras, besouros e aranhas que encontra nas folhas das árvores; além disso também complementam sua alimentação com frutinhos pequenos, em especial da embaúba. 

O surucuá-de-barriga-vermelha quando se alimenta, tende a ficar muito tempo parado em um galhinho nas árvores, observando o entorno em busca de alimento e, devido a esse comportamento, também é conhecido como "dorminhoco", porque fica nessa posição por um longo tempo.

Surucuá-de-barriga-vermelha

Entre o macho e a fêmea dessa ave, é possível ver uma pequena diferença entre eles. O macho possui a cabeça azul e dorso verde, enquanto a fêmea possui cabeça e dorso acinzentado. Já as pálpebras amarelas, a cauda negra com faixas longitudinais brancas são características que podem ser observadas em ambos os sexos.


Vivem em ambientes florestados, aparecendo também em regiões de Cerrado, mas é mais comum encontrá-los em matas ciliares, ao longo de corrixos e cerradões. Fazem seus ninhos em cupinzeiros arborícolas, cavando um túnel e então uma câmara interna.

Nesses ultimos dias, os visitantes da RPPN Buraco das Araras conseguiram observar com frequência essa ave, sempre pousada ou voando em meio às árvores, em busca de pequenas lagartas e frutinhos para se alimentar. É uma ave encantadora!

Fonte: Surucuá-de-barriga-vermelha WikiAves





0 comentários: