. . .

30 de set. de 2014

No dia 27 de Setembro recebemos a visita de 16 membros da ONG norte-americana Phoenix Landing, que acolhe, trata e promove adoção de papagaios e araras que são maltratados e/ou abandonados nos Estados Unidos.

Grupo 2014 da Phoenix Landing em visita a RPPN Buraco das Araras
Esse ano, os diretores da ONG, Kevin Blaylock e Ann Brooks, trouxeram postais e uma doação de R$ 2.000,00 para auxiliar nas ações de plantios e reflorestamento em nossa reserva. Não somente isso, também ofereceram auxilio cientifico, com o envio de pesquisadores para que possamos desenvolver pesquisas de qualidade, já que sua equipe é formada pelos melhores profissionais dos EUA, onde o resultado delas irá render bons frutos tanto para nós quanto para as atividades que a ONG realiza nos EUA.

Kevin Blaylock (diretor ONG), Seu Modesto (proprietário RPPN Buraco das Araras) e Ann Brooks (diretora ONG)
Seu Modesto feliz em receber a doação

Os postais são provenientes da visita que realizaram em 23 de Setembro de 2013, quando tiraram várias fotos e escolheram as melhores para fazerem os postais. E ficaram muito bonitos mesmo!

Equipe Phoenix Landing entrega os postais a Seu Modesto

Para 2015, a Phoenix Landing já reservou sua visita em nossa RPPN! Cada visita é uma nova emoção para eles que dedicam suas vidas a salvar e recuperar essas aves em solo norte-americano.

Postais Phoenix Landing



Confira as fotos da visita:

Kevin entregando o boné da ONG para Seu Modesto

Todos emocionados com a conversa om Seu Modesto


Seu Modesto fez questão de abraçar um a um dos membros da ONG que vieram ao passeio



Esperamos vocês no ano de 2015! E que mais bons resultados sejam provenientes dessa parceria!




29 de set. de 2014

No dia 25 de Setembro, recebemos a visita de 26 estudantes e 02 professoras do Programa PET do município de Jardim-MS; que vieram conhecer e contemplar a dolina, as aves e a nossa reserva. Depois da visita, aproveitaram para conhecer a lojinha, o redário e a área de descanso, onde tomaram um delicioso tereré.

Estudantes do PET em visita a RPPN Buraco das Araras

Apesar de morarem no mesmo município, esses estudantes não tiveram a oportunidade de conhecer o atrativo, e nós da RPPN Buraco das Araras participamos de ações sociais juntamente ao município, a fim de promover a integração social de jovens e adultos que fazem parte dos projetos sociais locais, e também colaborar com a educação ambiental oferecida a eles.

Todos os dias recebemos vários visitantes e cada um deles é muito especial para nós! No entanto, não podemos deixar de destacar e divulgar alguns desses nossos visitantes especiais.

Registramos a visita de Fabrício Marvel e sua namorada, no dia 16 de Setembro na RPPN Buraco das Araras. Fabrício possui um canal do Youtube, o Toys & Travels, onde dá dicas de viagens para quem pretende viajar pelo Brasil: como chegar, quais os melhores caminhos, entre outras informações.

Fabrício Marvel e namorada, em visita a RPPN Buraco das Araras
Ele visitou nossa reserva e atrativo, e mostrou o que tem de melhor no vídeo. Confiram no link:
https://www.youtube.com/watch?v=lS6I4xvQ0ww.
Esperamos vocês em breve!


25 de set. de 2014


Esse falcão-florestal é o Acauã, ele vive em florestas e vegetações abertas, e também é conhecido como Macauá e Acanã. Podemos vê-lo pelas árvores que cercam a dolina da RPPN Buraco das Araras, sempre a espreita de pequenos lagartos e cobras, para se alimentar.

Usa cavidades de árvores e buracos para nidificar, podendo aproveitar ninhos abandonados de outros gaviões. Geralmente coloca dois ovos com um periodo de incubação que vai de 45 a 50 dias, os filhotes se emplumam em aproximadamente 57 dias. 



Sua plumagem é inconfundível, apresenta coloração branco-creme predominante, com dorso marrom e uma máscara negra estendendo-se dos olhos até a nuca. A cauda, longa e negra, possui 5 listras brancas estreitas. O olho é negro, com a pele em volta das narinas e os pés amarelados. Bico negro. As penas do alto da cabeça tanto podem estar abaixadas, formando uma silhueta arredondada, como eriçadas, aumentando o tamanho da cabeça, dando a impressão de ser "cabeçudo". Em vôo, as asas parecem curtas e arredondadas, pequenas em proporção à cabeça e cauda.

20 de set. de 2014

No dia 19 de Setembro, recebemos a visita de três colaboradoras do nosso vizinho, o atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata, que vieram conhecer a nossa reserva e a dolina onde as Araras Vermelhas e outras aves habitam.

Estagiária Natalia Santos e monitor Bergson Sampaio

Pela manhã, recebemos a visita da estagiária Natalia Santos veio a Jardim para um estágio de 15 dias no Recanto Ecológico Rio da Prata, para conhecer como os atrativos locais trabalham com a recepção dos visitantes. Ela é gerente de recepção na agência Alaya Expedições na cidade de Brotas/SP.

Patrícia Graeff (Rio da Prata), monitor Pietro Romeo (Buraco das Araras), Juliana Andrade (Rio da Prata) e Fabricio Pangoni

No final da tarde, as colaboradoras do receptivo, Patrícia Graeff e Juliana Andrade que vieram acompanhar a visita de seus amigos e aproveitaram para conhecer o passeio.

Obrigado a visita de todos vocês! Esperamos vê-los novamente em breve!

19 de set. de 2014

Aproveitando seu dia de folga, o agente de turismo da agência Bonitour, Joelson Gonçalvez e Amanda Estefanny, colaboradora do Balneário Ilha Bonita , visitaram a RPPN Buraco das Araras no dia 18 de Setembro.

Joelson (agência Bonitour) e Amanda (Balneário Ilha Bonita)
Eles foram acompanhados na trilha pelo guia Martins e gostaram muito do passeio. Foi a primeira vez que Amanda veio ao passeio, mas Joelson já havia visitado há quatro anos. "O passeio foi muito top. E o guia Martins esmiúça cada informação que passa ao grupo. Não sabia que a dolina era a segunda maior do mundo, só sabia que era a maior da América do Sul" relatou Joelson depois da visita.

Agradecemos a visita de vocês e esperamos vê-los novamente em breve! 

17 de set. de 2014











Este  é o Rapazinho-do-chaco (Nystalus maculatus) é a ave que iremos lhes apresentar nessa semana. Aqui na RPPN Buraco das Araras é possível observar essa ave durante a visitação e na trilha, paradinho no galho das árvores, parece que está dormindo...

Trata-se de uma ave que chega a medir cerca de 23cm e que pode ser encontrado em áreas de chaco e também matas secas. Tem a cabeça marrom, estriada de branco; com faixa supra-ocular e gargantas brancas; com peito superior pardo-amarelado com o restante do peito e abdômen branco estriado de preto. Sua cauda é marrom com barrados de preto.


Se alimenta de pequenos insetos e artrópodes que encontram pelos trocos e folhas das árvores. Quando em período de reprodução, cavam um tipo de galeria no solo acidentado ou em barrancos, onde colocam seus ovos (de 2 a 3 ovos brancos e brilhantes), chocando os ovos em uma espécie de câmara incubatória.

Fonte: Rapazinho-do-chaco WikiAves

15 de set. de 2014

No dia 14 de Setembro, a RPPN Buraco das Araras Ecoturismo recebeu 13 agentes da Operadora de Viagem e Turismo Tourlines de vários estados do Brasil que vieram conhecer nosso passeio e contemplar as belezas que só podem ser vistas em nossa reserva.

Grupo Tourlines em visita a RPPN Buraco das Araras Ecoturismo, acompanhados pelo guia de turismo Miguel e o monitor Bergson Sampaio.

A Tourlines é uma operadora de turismo com sede na cidade de Vitória-ES, com filiais e franquias em vários estados brasileiros.

Esperamos vê-los novamente em breve!

13 de set. de 2014

Como sabemos, a Arara Vermelha grande foi escolhida como a ave símbolo do município de Jardim e ela será o tema para o evento que acontecerá do dia 10 a 12 de Outubro: a Festa da Arara Vermelha!

Esse será um evento voltado ao público de observadores de aves e também amantes da natureza, mas todos estão convidados a participar do circuito de palestras e das atividades culturais que acontecerão no Centro de Atendimento ao Turista de Jardim e também na Praça Evandro Bazzo.



E a RPPN Buraco das Araras foi escolhida como um locais oficiais para as passarinhadas promovidas pelo evento. Por isso, no dia 12 de Setembro, recebemos parte da comissão organizadora e de apoio ao evento que promete divulgar ainda mais a atividade de observação de aves em nossa região, para conhecer e contemplar o que os participantes do evento irão encontrar durante o período do evento.

Equipe organizadora e comissão de apoio (da esquerda para direita): Osmar Ferreira (secretário de Turismo de Jardim), Dinair Rezende (Fundação de Turismo de MS) Rooswelt Sampaio (Gestor RPPN Buraco das Araras), Giancarlo Merighi (Fundação de Turismo de MS)  e Carlos Iracy (COACGR)

Venham vocês também prestigiar esse evento e aproveitar para conhecer mais sobre a observação de aves e também sobre a RPPN Buraco das Araras com suas araras e outras aves que habitam por aqui!!

11 de set. de 2014



No dia 11 de Setembro é considerado o Dia Nacional do Cerrado e é muito importante que a preservação do bioma se torne uma preocupação eminente, pois este é considerado o berço das águas do Brasil, por isso a conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o País. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade de Unidades de Conservação.


As ameaças podem afetar diretamente mais de 11 mil espécies de plantas, das quais 45% são endêmicas (exclusivas deste bioma), e 2.500 espécies animais. O Cerrado é biologicamente a região de savana mais rica do planeta, sendo responsável por 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Ocupa um quarto do território nacional e é um importante elo entre outros quatro biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal).

Por isso, nós da RPPN Buraco das Araras, estamos juntos nessa corrente que busca e luta pela preservação desse importante bioma brasileiro!

Fonte de pesquisa: Dia Nacional do Cerrado WWF


8 de set. de 2014

É muito comum durante as visitas a RPPN Buraco das Araras Ecoturismo, que os visitantes escutem ao longe um canto que diz "fogo apagooou". Trata-se da Fogo Apagou, que lembra bastante as rolinhas ou pombinhas que costumamos ver pelas cidades.



Essa ave anda sempre em casais ou pequenos grupos, pelas bordas de matas e cerrados; alimentando-se no solo, andando com a barriga quase arrastando pelo chão, por isso a vemos caminhando tranquilamente pelas trilhas em nosso passeio. Mas quando os grupos se aproximam dela, ela voa bruscamente para se esconder entre as folhas e galhos das árvores.



Chegam a medir até 19cm, tendo a plumagem como característica mais marcante. Possui penas que formam um padrão escamado, o que lhes fornece uma excelente camuflagem. Quando voam, é possível observar uma faixa branca na asa, seguida por uma faixa branca da lateral da cauda.



Fazem o ninho em formato de xicara, geralmente a um ou dois metros do solo ou também no chão; colocando até 02 ovos brancos.

Fonte: Fogo Apagou WikiAves

3 de set. de 2014

Hoje, dia 03 de Setembro é comemorado o Dia do Biólogo e, nós da RPPN Buraco das Araras gostaríamos de parabenizar e agradecer a todos os profissionais que participam da preservação e conscientização da necessidade de preservação de tudo que nos cerca.


Parabéns Biólogos, tanto profissionais quanto os em formação. Parabéns pelo seu dia e por sua luta em defesa do meio ambiente!
O surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui) é a ave da semana! E uma ave que chega a medir 25cm de comprimento, que se alimenta de lagartas, cigarras, besouros e aranhas que encontra nas folhas das árvores; além disso também complementam sua alimentação com frutinhos pequenos, em especial da embaúba. 

O surucuá-de-barriga-vermelha quando se alimenta, tende a ficar muito tempo parado em um galhinho nas árvores, observando o entorno em busca de alimento e, devido a esse comportamento, também é conhecido como "dorminhoco", porque fica nessa posição por um longo tempo.

Surucuá-de-barriga-vermelha

Entre o macho e a fêmea dessa ave, é possível ver uma pequena diferença entre eles. O macho possui a cabeça azul e dorso verde, enquanto a fêmea possui cabeça e dorso acinzentado. Já as pálpebras amarelas, a cauda negra com faixas longitudinais brancas são características que podem ser observadas em ambos os sexos.


Vivem em ambientes florestados, aparecendo também em regiões de Cerrado, mas é mais comum encontrá-los em matas ciliares, ao longo de corrixos e cerradões. Fazem seus ninhos em cupinzeiros arborícolas, cavando um túnel e então uma câmara interna.

Nesses ultimos dias, os visitantes da RPPN Buraco das Araras conseguiram observar com frequência essa ave, sempre pousada ou voando em meio às árvores, em busca de pequenas lagartas e frutinhos para se alimentar. É uma ave encantadora!

Fonte: Surucuá-de-barriga-vermelha WikiAves