. . .

20 de set. de 2013

Ave da Semana - Periquito Rei


Foto: Bergson Romero Sampaio

Nome popular: Periquito Rei

Nome científico: Aratinga aurea

Nome em inglês: Peach-frontd Parakeet

Ordem: Psittaciforme

Família: Psittacidae

Descrição: O periquito-rei é uma ave psitaciforme, das mais conhecidas e abundantes representantes da família Psittacidae em nosso país. Conhecido também como periquito-estrela, jandaia-estrela, aratinga-estrela, coquinho-de-ouro, jandaia, ararinha e maracanã-de-testa-amarela.

Mede cerca de 27 centímetros e pesa aproximadamente 84 gramas. Tem cabeça verde com uma faixa dianteira cor de pêssego, face azulada, ventre verde-amarelado. Com a região ao redor dos olhos laranja nos adultos, e cinzenta nos mais jovens.

Hábitos: Presente em grande variedade de hábitats, especialmente no cerrado, mata secundária, campos de cutura, buritizais. Vive em casal, que permanecem unidos por toda a vida. Desloca-se velozmente, às vezes intercalam-se entre séries de rápidas batidas de asas fechadas. É muito comum vê-los em bando.

Presente principalmente da margem sul do rio Amazonas até o Paraná, ao norte do Amazonas ocorre apenas em algumas regiões e no Amapá. Encontrado também desde as Guianas até o leste da Bolívia, extremo leste do Peru e norte da Argentina.

Alimentação e reprodução: Gosta de comer sementes e não a polpa das frutas, porém gosta de comer polpa de caju. Procura por manguezais, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Utiliza o bico como um terceiro pé para auxiliar na alimentação.

O período reprodutivo ocorre de setembro a dezembro. Para nidificar utiliza troncos ocos de palmeiras ou de outras árvores, porém é muito comum reproduzir em buracos de rochas erodidas, ou até mesmo em barrancos ou cupinzeiros. A postura é de 03 ovos, e os filhotes são alimentados com frutos e sementes quebrados, regurgitados pelos pais.


Foto: Bergson Sampaio

Maiores informações podem ser encontradas no site WikiAves (http://www.wikiaves.com.br)







0 comentários: