. . .

15 de nov. de 2012

3º Encontro de proprietários de RPPNS de MS

Olá pessoal!

Veja algumas imagens feitas durante o 3 ºencontro de RPPNs de MS.

O local do encontro de Proprietários de RPPNs de MS, a RPPN Gavião de Penacho é um lugar encantador!!! E o almoço e a sobremesa então, foi divino!!!




Laércio Sousa em nome da REPAMS entregando um brinde de boas vindas ao proprietário da RPPN Buraco das Araras.


Tietta durante a apresentação da palestra da RPPN Buraco das Araras com o tema: "A experiência da RPPN Buraco das Araras" 



  
Abaixo o texto que deu origem a palestra ministrada pela Tietta Pivatto durante o 3ºencontro de proprietários de RPPNs de MS.



O INICIO
"Quando iniciamos a atividade de turismo, tínhamos muito sonhos e vontades, uma delas era ver as araras novamente em seu habitat como ouvíamos nas estórias que as pessoas mais antigas contavam... “Antes existia muitas aves e araras neste lugar, faziam revoadas e algazarras, tinha ninhos de aves por todos os lados desses paredões” E assim crescia em nós uma enorme vontade de ver esse lugar novamente voltar a ser o que era ou pelo menos o que imaginávamos como era.
A falta de conhecimento, de informações, criaram barreiras e dificuldades em diversos momentos em nossa atividade...Posso afirmar que diversas vezes pensamos em desistir.
No mundo dos negócios temos que estar no mesmo nível dos parceiros ou concorrentes todos os dias, ou acabamos perdendo espaço...E nem sempre isso é possível quando estamos começando.
A criação da RPPN foi realmente um marco na nossa vida. A sensação que sentimos foi praticamente à mesma quando vimos o 1º casal de araras descendo nas paredes do buraco.
Com o reconhecimento da RPPN e finalmente o plano de manejo supriu todos os nossos anseios de quando iniciamos a atividade: o levantamento e diagnostico nos abriu um leque de informações e possibilidades de uso, toda aquela vontade de fazer algo para melhorar as informações da nossa atividade, de ter um material bacana de informações como placas informativas, apostilas se concretizou.
Hoje a RPPN e a atividade de turismo andam juntas, a atividade de turismo nos da condição ou de buscar parcerias para realizar as ações necessárias para manter a conservação e garantir a proteção da biodiversidade do local.
E todas as ações que realizamos na RPPN e todas as informações que obtemos do ambiente ajuda e enriquece a nossa atividade de ecoturismo.
Antes era eu, meu pai, minha mãe e irmãos. Hoje somos os mesmos com a mesma simplicidade de antes, mas com uma bagagem de informações que jamais imaginaríamos ter quando iniciamos.
Hoje a nossa equipe é composta também por pessoas com formação profissional, nos dando condições de trabalhar com mais profissionalismo."
Rooswelt R. Sampaio

Enfim,
Agradecemos a todos os parceiros que de alguma forma colaborou com o sucesso da RPPN Buraco das Araras e principalmente a REPAMS que acreditou em nosso projeto.

0 comentários: