. . .

19 de out. de 2010

Ave da Semana

Tico-tico-rei

Foto: Bergson Romero Sampaio
Macho da espécie.


Nome Popular: Tico-tico-rei

Nome científico: Coryphospingus cucullatus ( Statius Muller, 1776)

Nome Inglês: Red-crested Finch

Família: Emberizidae

Descrição: Mede cerca de 13,5 cm, uma ave que ganha destaque devido a coloração intensa de sua plumagem ( caracterísca mais intensa nos machos), que varia de tom marrom escuro nas partes superior e um forte vermelho nas partes inferior e na cabeça, tanto o macho quanto a fêmea possui uma linha branca que circula os olhos. Uma das caracteríscas que diferem os generos, além da cor das plumagens como já citado, é o topete apresentado nos machos, onde este só é exibido completamente quando o pássaro está excitado ou ao cantar.

Habitat: Habita áreas em borda de matas secundárias, cerrados, campos, cafezais e pomares, capoeiras e matas ralas e baixas, plantações e zona rural.

Alimentação: Alimenta-se de sementes, brotos, frutas e insetos.

Observação e Comportamento da ave na RPPN Buraco das Araras
É uma ave fácil de ser vista na reserva, nas áreas antrópicas, se alimentando de sementes de braquiaria , sempre em casal e muitas vezes em grupos mistos. O macho chama muito a atenção dos visitantes com o seu belo topete, onde os mesmo gostam muito de fotografá-los.


Foto: Bergson Romero Sampaio
Fêmea da espécie.

Referências:
Sigrist, Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis- Avifauna Brasileira: Descrição das espécies- Traduzido por Maria Tereza Quirino, ilustrado por Tomas Sigrist. São Paulo- Ed: Avisbrasilis, 2009.
Wiki Aves. <http://www.wikiaves.com.br/tico-tico-rei> Acessado em: 19/10/2010.

0 comentários: