. . .

25 de ago. de 2010

Ave da Semana

Pássaro Preto


Foto: Bergson Romero Sampaio


Nome Popular: Pássaro Preto

Nome Científico: Gnorimopisar chopi (Vieillot, 1819)

Nome Inglês: Chopi Blackbird

Ordem: Passeriformes

Família: Icteridae

Descrição: Popularmente conhecidas em varias regiões do Brasil, esta ave mede cerca de 21,5 a 25,5 de comprimento, possui o corpo todo negro vindo dai a origem do seu nome. Não apresenta dimorfismo sexual na espécie. Umas das características marcantes é o seu canto, bastante apreciado por todo país. Há relatos que passarinheiros da região do nordeste furavam seus olhos pensando que desta forma ele cantaria mais no gaiola.

Habitat: Habita em áreas agricolas buritizais, pinherais,pastagens, áreas pantanosas, cerrado, cerradão e campos.

Alimentação: Alimenta-se de frutos, sementes, insetos, aranhas, artropodes e outros invertebrados, aproveita restos de milho ou desenterra com facilidade sementes recém-plantadas.

Observação e comportamento da ave na RPPN Buraco das Araras: Sempre é visto aos bandos, procurando por alimentos ou vocalizando, uma ave muito alegre, mesmo não sendo colorida é uma das mais apreciada pelos visitantes que sempre tem alguma história para contar sobre esse pássaro.


Foto: Bergson Romero Sampaio

Referência:
Antas, Paulo de Tarso. Pantanal-Guia de Aves. Fotos: Haroldo Palo Jr- Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2004.
Wiki Aves. <http://www.wikiaves.com.br/grauna> Acessado em: 25/08/2010.

0 comentários: