. . .

15 de ago. de 2010

Ave da Semana

Araçari-Castanho


Foto: Bergson Romero Sampaio


Nome Popular: Araçari-castanho

Nome Científico: Pteroglussus castanotis ( Gouldi, 1984)

Nome Inglês: Chestnut-eared Aracari

Ordem: Piciformes

Família: Ramphastidae

Descrição: Esta ave pode medir cerca de 43cm, sendo menor que o Tucanuçu (Ramphastos toco). Possui o bico negro na parte de baixo, e amarelado na parte de cima, com um pouco de negro na base, já sua plumagem da cabeça é escura com algumas penas amarronzadas nas laterais, o peito é amarelado com uma faixa vermelha que o cruza horizontalmente, o dorso logo antes da cauda também possui tons avermelhados e as asas obtêm-se de um tom esverdeado. Normalmente é visto em "bandos" e se comunicando através de seu assobio fino bastante característico.

Habitat: Habita uma parte do Pantanal, próximo ao rio cercado de mata de galeria. Frequenta também as matas de varzeas e matas de terra firme, buritizais, cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras e plantações.

Alimentação: Alimenta-se de frutos, insetos, flores, ovos e outras aves. Destaca-se como um dos maiores disperdores de sementes.

Observação e comportamento da ave na RPPN Buraco das Araras: É visto com facilidade na reserva, durante as primeiras horas da manhã, sempre muito ativo, vocalizando, procurando por frutas, visitando cupins arboricolas a procura de ovos, muitas vezes em grupos de 04 ou 05 indivíduos, é uma das aves que chama muita atenção dos grupos que visitam a reserva.


Foto: Bergson Romero Sampaio

Referências:

Antas, Paulo de Tarso Zuquim. Pantanal-Guia de Aves. Fotos Haroldo Palo Jr.- Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2004.
Sigrist, Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis- Avifauna Brasileira: Descrição das espécies- Traduzido por Maria Teresa Quirino, ilustrado por Tomas Sigrist- São Paulo- Ed: Avisbrasilis, 2009.
Wiki Aves. <http://www.wikiaves.com.br/aracari-castanho> Acessado em: 15/08/2010


0 comentários: