. . .

30 de ago. de 2009


Gavião-pato (Spizastur melanoleucus) registrado na RPPN Buraco das Araras.
Foto: Marcos Violante

Quem esteve visitando a RPPN Buraco das araras esta semana foi o Gavião Pato, alias todos os anos no período em que as aves começam a preparar seus ninhos, ele aparece na RPPN, mas este ano após muitos gritos e algazarras das araras ele conseguiu descer na parede da dolina. Ficou observando por um bom tempo e depois foi embora...Será que ele também esta querendo nidificar nas paredes do buraco?? ou só estava em busca de uma boa refeição??

As araras vermelhas (Ara chloropterus) tentando acuar o Gavião-pato
Foto: Marcos Violante


Gavião-pato ou apacamim-branco, é o nome popular desta ave de rapina, da ordem dos Ciconiiformes, da Subfamília dos Accipitrinae.


Mede de 50 à 60 cm de comprimento, sua plumagem é de coloração escura, quase negra, com a cabeça e peito brancos.

Habita florestas, porções mais árboreas de cerrado e também perto de cursos d'água, nas regiões Norte, Centro -Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Alimenta-se de aves e anfíbios, tem hábitos diurnos, vive solitário ou em pares.
É avistado, geralmente pousado em grandes árvores ou planando durantes horas à procura de suas presas.

Constrói ninhos no alto de grandes árvores e é uma ave que se encontra ameaçada de extinção.






10 de ago. de 2009

Esta semana o Buraco das Araras foi tema do Programa Terra da Gente num trabalho sobre as aves da região de Bonito, e ficou muito bacana!! As filmagens foram feitas em março. Seguem os links para assistir aos videos (contribuição de Tietta Pivatto):

E aqui o texto escrito (Rede EPTV, Revista Terra da Gente).

Para ver de perto essas maravilhas, venha visitar o Buraco das Araras!!!

8 de ago. de 2009

As araras-vermelhas (Ara chloropterus) são as moradoras mais famosas do Buraco das Araras. Todo ano alguns casais fazem ninhos nas fendas dos paredões, atraindo a atenção dos visitantes. Porém, além das araras-vermelhas, existe uma variedade enorme de outras aves interessantes que também fazem ninhos dentro da dolina e em outras áreas da RPPN Buraco das Araras.


Um casal de araras-vermelhas (Ara chloropterus) na entrada do ninho, feito nos paredões da dolina Buraco das Araras. Foto: Luciano Candisane

A coruja murucututu (Pulsatrix perspicillata) é uma dessas moradoras, que pelo terceiro ano seguido está nidificando em uma das fendas dos paredões, sendo avistada por alguns visitantes sortudos e mais atentos...

Coruja murucututu (Pulsatrix perspicillata) flagrada dentro da dolina pelo fotógrafo André Turatti...

... e dentro do ninho, observando os visitantes do Buraco das Araras. Foto: Fernanda Melo

Como este ambiente é protegido e de acesso difícil a predadores, outras aves também costumam fazer seus ninhos lá dentro, tanto nos paredões como na vegetação do Buraco. Entre elas o urubu, curicaca, acauã, pássaro-preto, gralha, peitica, caburé, periquito, bem-te-vi, udu, pica-paus e muitas outras.

As curicacas (Theristicus caudatus) também fazem ninho dentro do Buraco das Araras. Foto: Tietta Pivatto

Venha conhecer o Buraco das Araras e observar as diversas aves que moram aqui!!

7 de ago. de 2009

Olá pessoal, hoje estamos iniciando nosso blog, que sempre vai trazer notícias especiais sobre a RPPN Buraco das Araras, suas aves, suas flores e as visitas que recebemos. Esperamos contar com a participação de todos em nosso espaço, pois este será nosso ponto de encontro...


Arara vermelha (Ara chloropterus) varios casais descansando em uma Sucupira-preta. Foto: Pete Oxford


Divulguem nosso blog!!