. . .

24 de jul. de 2014

Ave da Semana - Arara Canindé

As pessoas que visitam a RPPN Buraco das Araras Ecoturismo, sempre nos questionam sobre outras espécies de araras que possam viver dentro da área de nossa reserva. As espécies de araras são territorialistas, dessa forma, não é comum encontrar mais de uma espécie vivendo no mesmo local.

Apesar disso, em alguns dias, podemos ver alguns casais de Araras Canindé pela RPPN. Não é muito comum, mas temos alguns registros dessas visitantes ilustres na nossa reserva.

Arara canindé de passagem pela RPPN Buraco das Araras Ecoturismo

A Arara Canindé (Ara ararauna) mede cerca de 80cm e possui uma inconfundível e vistosa coloração azul ultramarinho no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior da face, ventre até o rabo; garganta com linha negra e área nua na cabeça com linha de penas negras. Pertence a família dos Psittacidae e pode ser encontrada em áreas de várzea com buritizais e beiras de matas.

Arara Canindé voando na dolina
Em algumas épocas do ano, a Arara Canindé migra em busca de alimento, podendo percorrer grandes distâncias durantes o dia. Alimentam-se basicamente de sementes e frutas. Essa espécie de Arara nidifica entre os meses de dezembro e maio; vivem em grupos de até 30 indivíduos. Aparece desde a Amazônia até o Paraná, e não encontra-se na lista de animais ameaçados.

As Araras Canindé aproveitam as árvores frutíferas da RPPN para se alimentar e descansar

Algumas lendas envolvem a Arara Canindé. Uma delas, de origem desconhecida, conta que a arara canindé foi uma das criações da Arara Encantada, um ser divino que ensinou às tribos indígenas as artes da música, da dança, da fala e de todo saber.

Fonte: http://www.projetoararaazul.org.br/arara/Home/AAraraAzul/Ararasdog%C3%AAneroAra/AraraCanind%C3%A9/tabid/300/Default.aspx
http://www.wikiaves.com.br/arara-caninde
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-canind%C3%A9

0 comentários: